Créditos: Márcia Miranda Comunicação
Na foto o Superintendente dos Correios e o Embaixador Ashok Das
Consulado Geral Honorário, Câmara de Comércio e Embaixada da Índia promovem seminário de negócios e comemoração do Diwali no Rio
Evento incluiu lançamento de selos comemorativos e homenagem a personalidades que divulgam a imagem da Índia, com a participação do embaixador Ashok Das
O Embaixador Ashok Das
A Câmara de Comércio Índia-Brasil, a Embaixada da Índia e o Consulado Geral Honorário da Índia no Rio de Janeiro promoveram, na quarta-feira, dia 14 de novembro, uma série de eventos para estimular as relações comerciais e culturais dos dois países. Pela manhã, na sede do Escritório Siqueira Castro Advogados, o Seminário Fazendo Negócios com a Índia discutiu as relações comerciais bilaterais, com a participação do embaixador da Índia no Brasil, Ashok Das.
À noite, os cônsules gerais honorários da Índia do Rio de Janeiro, Leonardo Ananda, de Minas Gerais, Elson de Barros Gomes Filho, e o embaixador lançaram selos comemorativos com a presença dos atores Márcio Garcia e Victor Fasano, da novela Caminho das Índias, e homenagearam o cantor Gilberto Gil e o Centro Cultural Correios com a Comenda Swami Vivekananda, pelas ações em prol da divulgação da imagem da Índia no Brasil. Em seguida, participaram de um jantar festivo com dança, música e comidas típicas ao lado da comunidade indiana, para comemorar o Diwali, a festa mais importante do calendário indiano, comparável ao Natal para os cristãos.
Na abertura do seminário, o embaixador da Índia fez um resumo das ações que seu país vem desenvolvendo para estimular investimentos estrangeiros e o comércio internacional.
“O governo da Índia tem criado regras facilitadoras para os negócios, protegendo os investidores, melhorando a aplicação de impostos, reduzindo o tempo de liberação das mercadorias nos portos, criando um tribunal específico para tratar de insolvências e falências. Há setores que agora permitem 100% de investimento estrangeiro, como o serviço de transportes, onde a Índia mais precisa de investimentos”, enumerou, destacando números de seu país. “Temos a segunda maior rede ferroviária do mundo e somos uma das economias que mais cresce, com uma taxa de cerca de 5% ao ano”, afirmou.
Ashok Das também falou sobre a reunião que teve com o presidente eleito Jair Bolsonaro, em Brasília, na semana passada. Segundo ele, Bolsonaro manifestou interesse na ampliação de parcerias comerciais principalmente nas áreas de pecuária, tecnologia e satélites: “A Índia hoje tem tecnologia para colocar satélites no espaço por apenas uma fração do custo oferecido por outros países. Somos muito competitivos neste setor”, afirmou o embaixador.
Em seguida, o cônsul geral honorário da Índia no Rio de Janeiro e presidente da Câmara de Comércio Índia Brasil, Leonardo Ananda, fez um retrospecto sobre a participação da Índia nos principais ciclos econômicos do Brasil e afirmou que, mais uma vez, é grande a possibilidade de os dois países estarem juntos, agora no ciclo da inovação e tecnologia da informação. “Nossas mudas de café estiveram entre as primeiras trazidas por Dom Pedro II para o país. O gado brasileiro, em grande parte, tem origem nas raças zebu e nelore, da Índia. Agora temos a chance de prosperar juntos nos setores de tecnologia da informação, e também com startups. Estamos planejando um evento grande para unir jovens brasileiros e indianos, numa troca de experiências neste setor, no ano que vem”, prometeu o cônsul. No programa do seminário estiveram casos de sucesso da relação Índia-Brasil nos setores de engenharia de solo, farmacêutico, serviços e petróleo e gás.
Selo para Gandhi
À noite, a Embaixada e o Consulado Geral Honorário da Índia no Rio de Janeiro promoveram uma cerimônia no Centro Cultural Correios para lançamento dos selos em homenagem aos 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi e aos 70 anos das relações comerciais da Índia com o Brasil. Em agradecimento ao trabalho realizado na novela “Caminho das Índias”, da TV Globo, os atores Márcio Garcia e Victor Fasano foram chamados ao palco para o lançamento dos selos, ao lado do superintendente dos Correios no Rio de Janeiro, Cleber Isaias Machado e de membros da comunidade indiana no Rio.
Na foto o ator da novela "Caminho das Indias" Márcio Garcia
O selo é o ponto de partida para a abertura das comemorações dos 150 anos de nascimento do líder, a serem celebrados em outubro do ano que vem, como explica a coordenadora-geral da Câmara de Comércio Índia Brasil, Letícia Gomes.
“O governo indiano pretende realizar um ano de celebrações pelos 150 anos de Gandhi que se dará em 2 de outubro de 2019. O lançamento do selo de 150 anos é uma iniciativa que celebrará o início desse ciclo de eventos, do qual Consulado Geral Honorário da Índia no Rio de Janeiro também vai participar”.
Comenda Vivekananda
Também à noite, no Centro Cultural Correios, o Consulado Geral Honorário e a Embaixada ofereceram a Comenda Swami Vivekananda ao cantor e compositor Gilberto Gil e ao Centro Cultural Correios, em reconhecimento pelas contribuições para ampliar as relações entre a Índia e o Brasil.
Na foto Gilberto Gil que acabou de gravar o mantra preferido de Mahatma Gandhi a pedido do Consulado Geral da Índia no Rio e da Embaixada do país no Brasil.
“Gil é um amigo de longa data, já realizou várias viagens à Índia, participa do movimento Afoxé Filhos de Gandhi, gravou um mantra indiano e vem sempre divulgando a cultura indiana pelo mundo. E o Centro Cultural Correios tem participado de várias iniciativas culturais nestes 12 anos de atuação dos consulados gerais honorários no Brasil, como o festival de cinema e uma exposição de Gandhi que está agora percorrendo escolas cariocas”, explica Leonardo Ananda.
Noite de cores, música e alegria
Danças, músicas e um jantar com comidas típicas marcaram as comemorações do maior e mais importante feriado da Índia, o Diwali - Festa das Luzes. O evento, promovido pelo Consulado Geral Honorário da Índia em parceria com o Centro Cultural Correios, aconteceu pela primeira vez na cidade, na noite desta quarta-feira, 14 de novembro, reunindo a comunidade indiana e também a carioca. Um misto de aromas, sabores e cores invadiu o espaço, levando todos a uma experiência com a cultura indiana.
O Festival Diwali - ou Deepavali - recebe o nome do pavio (avali) das lâmpadas de barro (deepa) que os indianos iluminam fora de suas casas para simbolizar a luz interior que protege das trevas espirituais. Este festival é tão importante para os hindus como o Natal é para os cristãos. Ao longo dos séculos, o Diwali tornou-se um festival nacional que é apreciado pela maioria dos indianos, independentemente da sua fé.
Durante o jantar, os presentes deliciaram-se com pratos da comida indiana: samosa (tipo de pastel crocante) Vegan, Samosa frango, Paneer pakoras (petiscos fritos de queijo paneer). Butter chicken (frango marinado em iogurte com molho indiano), Chole Masala com jeera rice (prato picante a base de grão de bico com arroz de cominho). Sobremesa – Gulab Jamun (bolinho de leite em calda).
O festival representa a renovação e a prosperidade, riqueza e a luz espiritual em cada ser humano. O objetivo do Consulado Geral Honorário é integrar a comunidade indiana, presente no estado do Rio de Janeiro, e compartilhar a festa com os cariocas. Esta foi a primeira comemoração oficial do Diwali no Rio de Janeiro, como explica o cônsul Leonardo Ananda.
Na foto Ashok Das, Elson Braga e Leonardo Ananda
“Criamos o Consulado Geral Honorário em novembro do ano passado, às vésperas do Diwali e desde então estamos trabalhando para disseminar a cultura e os negócios da Índia na cidade. Em junho participamos do Dia Internacional do Yoga, promovido pela organização Arte de Viver em Copacabana, já trouxemos festival de filmes indianos e participamos de atos como o aniversário de Gandhi no último dia 2 de outubro, sempre com o apoio da Embaixada, em Brasília. A comemoração do Diwali é uma ótima oportunidade para unir a comunidade local indiana e mostrar aos cariocas a filosofia por trás deste belíssimo festival”, destaca Leonardo.
Histórias sagradas
A data tem lendas em várias religiões, como o jainismo, o sikhismo e budismo. Para o hunduísmo, a fileira de lâmpadas a que a palavra Diwali se refere foi a forma do povo do reino de Sri Rama, um dos avatares do deus Vishnu, comemorar sua volta do exílio, após levar 14 anos para derrotar o mal encarnado em Ravana. Os pavios (avali) de lâmpadas (Deepa) foram acesos e passaram a caracterizar esta época do ano. O festival é marcado por um feriado nacional na Índia e comemorado também pelos budistas do Nepal.
Para os indianos o Diwali é uma oportunidade de recomeço. A comemoração é feita com muitas luzes, fogos de artifício, fartura de comidas, flores, doces, roupas novas e adoração aLakshmi, a deusa da riqueza e prosperidade. Há quem diga que nesta época ela passeia pela terra, entrando nas casas que estejam prontas para recebê-la, por isso os indianos deixam as portas e janelas de suas casas abertas durante a comemoração.
Confira as fotos deste grande evento por Mariana Moncavo.
Ashok Das
Ashok Das e Gilberto Gil
Superintendente dos Correios e Gilberto Gil
Gilberto Gil e a Consulesa Brenna Correa Franca Gomes no momento do recebimento da Comenda que é oferecida pelas autoridades indianas a aqueles que colaboram com a divulgação da imagem da Índia no Brasil.
O Superintendente dos Correios e Márcio Garcia
Elson Braga e Márcio Garcia
Entre a mesa de convidados a jornalista Paula Glaciane, o Diretor do Centro de Informações das Nações Unidas UNIC-ONU Rio Sr.Maurizio Giuliano, a Assessora de Imprensa Márcia Miranda e amiga
Paula Glaciane e Márcia Miranda
A festa no Centro Cultural Correios
Comments