Marinha Condecora Personalidades na Fortaleza de São Jose
Com uma apresentação impecável da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, a Marinha do Brasil condecorou com a Medalha e o Diploma de Amigos da Marinha, diversas Personalidades Civis e Militares no Rio de Janeiro.
Tendo como palco a histórica Fortaleza de São Jose, sede do Corpo de Fuzileiros Navais, na Ilha das Cobras, a celebração que homenageia o Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca , foi realizada no dia 6 de novembro e arrancou lagrimas dos agraciados e presentes.
Após o canto do Hino Nacional os agraciados e convidados ouviram as mensagens do Comandante da marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacelar Leal Ferreira e do Vice Almirante Jose Augusto da Cunha de Menezes.
Após receberem a Medalha através de membros do Almirantado, os agraciados ouviram as palavras do Presidente da Soamar Rio (Sociedade Amigos da Marinha) Jose Antonio de Souza Batista.
Em um discurso cadenciado e emocionante, o Presidente da Soamar enfatizou a importância do Mar e das vias navegáveis, ressaltando a importância dos oceanos, rios, lagoas e da navegação desde a criação do mundo, passando pelo poema do LUSÍADAS de Luis de Camões, até a necessidade de preservação e defesa da Amazônia Azul, para garantia dos interesses dos brasileiros, o que evidencia a necessidade de uma Marinha equipada e treinada.
Confira o discurso:
DISCURSO DIA DO AMIGO DA MARINHA
AUTORIDADES:
SRS. OFICIAIS;
SOAMARINOS;
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES.
Transcorridos 39 anos de fundação da SOAMAR Rio, a Marinha do Brasil condecora com a Medalha de Amigos da Marinha, personalidades, que a partir de agora terão uma nobre missão: divulgar a Marinha do Brasil, o legado dos seus heróis, o Poder Naval, o Poder Marítimo e os grandes projetos.
Fruto da grande capacidade de um dos mais brilhantes brasileiros, o então Ministro da Marinha MAXIMIANO EDUARDO DA SILVA FONSECA, que é o patrono da Sociedade de Amigos da Marinha, deixou um grande
legado de realizações que engradecem a sua biografia de grande Marinheiro, tais como:
1- A criação do CORPO AUXILIAR FEMININO;
2- Realizou os primeiros levantamentos de hidrografia na Amazônia;
3- A primeira Expedição à Antártica;
4- Implementação do Programa Nuclear da Marinha. //
Muitos acreditam que Deus é brasileiro. E por que acreditam nisto? Por que Deus criou uma terra maravilhosa, com muitos recursos e rios, lagos e um oceano fantástico, que banha o nosso território.
Eu diria um pouco mais. Deus, o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, além de brasileiro é Marinheiro!
Sim, pois ao criar o planeta Terra destinou 3/4 para a água, o que indica a previsão de navegação.
A Bíblia em Genesis destaca que no princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
DISSE DEUS:
"Haja luz", e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.
Deus chamou à luz de dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia.
Depois disse Deus: "Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas”.
Então Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam embaixo do firmamento das que estavam por cima. E assim foi criado o planeta Terra. //
O mar sempre inspirou filósofos e poetas. Um dos mais famosos poetas da língua portuguesa, Luis de Camões,
dedicou em uma de suas obras mais famosas, os Lusíadas, diversos trechos para falar do mar, seus navegantes e dos seus heróis, como Vasco da Gama.
O Comercio Mundial é feito preferencialmente pelo mar. Mais de 90% do comércio de Exportações e Importações do Brasil ocorre através do Oceano Atlântico.
E não só o comercio. As comunicações também em sua maioria ocorrem através de cabos submarinos no Oceano Atlântico.
O Petróleo que move o mundo em sua maioria é retirado do mar. No Brasil o Pré-Sal é fonte de grande riqueza.
Mas, o Brasil tem um riqueza ainda muito maior; riqueza esta que colocará a nossa nação do topo das potencias mundiais.
É a Amazônia Azul.
Este patrimônio de riqueza e biodiversidade incalculável merece e necessita de uma proteção especial. //
Devo ressaltar ainda que a Marinha além da defesa da Pátria, realiza diversas atividades em favor da Sociedade. //
A demanda mundial por recursos naturais e a descoberta de riquezas na nossa “Amazônia Azul” revelam o papel cada vez mais importante que a Marinha é rogada a cumprir para a proteção dos interesses do país.
E para isso precisamos de uma Marinha moderna e equipada.
Os Senhores e Senhoras terão que fazer uma reflexão sobre os nossos desafios.
Os Senhores e Senhoras tomarão ciência, a partir desse momento, a respeito dos programas de grande importância
da Marinha, entre outros, o PROGRAMA ANTARTICO BRASILEIRO, o PROGRAMA NUCLEAR, o PROGRAMA OLIMPICO, cujos atletas conseguiram um grande número de medalhas nas últimas Olímpiadas e a participação brasileira na reconstrução do Haiti e da atuação na FORÇA INTERINA DAS NAÇÕES UNIDAS no Líbano.
Encerro minhas palavras com uma exortação do VICE-ALMIRANTE PAULO DE CASTRO MOREIRA DA SILVA: “reunir os homens que vivem do mar e os que vivem para o mar, para acordar o Brasil, e incutir nas elites dirigentes e no seu povo, a convicção permanente de que o Brasil não é viável sem o seu mar”.
VIVA A MARINHA!
VIVA O BRASIL!
BRAVO ZULU
OBRIGADO
-- Fim do discurso --
Ao final do evento houve a Cerimônia da Bandeira, levou os presentes ás lágrimas, pelo ritual apresentado. Veja as fotos oficiais:
Na foto o presidente José Antonio de Souza Batista
Comments